segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Todos os sistemas audio são únicos...

...porque são um conjunto dinâmico, de equipamentos, de interacção acústica com o espaço onde se encontram, de qualidade técnica da música que tocam (a qualidade artística é outra questão embora possa ter um peso psico-acústico ainda maior do que todos os outros factores juntos), e finalmente, os ouvidos do ouvinte, e que os há de todos os tipos e por vezes bem diferentes.

Guardarei para outros "posts" alguma história relativa ao meu percurso até chegar ao meu sistema actual... mas para já, fica uma ficha quase técnica e quase exaustiva, do material que transmite as sensações musicais cá em casa:
  • Gira discos: Rega P3/24 Colours + Fonte de Alimentação Externa TT PSU + Braço RB301 + Contra-peso de "tungsténio" que substituiu o original. (entretanto já fiz upgrade para o Rega P9 - ver aqui)
  • Pré de Phono: Heed Questar MM (marca e design da Hungria)
  • Cabeça: Goldring 2500 MM (é uma marca Inglesa, mas produzida no Japão)
  • Amplificador: Classé CAP-2100 (Delta Series Integrated Stereo Amplifier)
  • Colunas: B&W 805s (sobre suportes específicos da marca, e estes sobre "Superspikes" da Soundcare)
  • Subwoofer: BK XLS200-DF MKII (muito bem integrado, não se ouve só se sente)
  • Cabos de coluna: Mission Quartet (Solid Core com 4 condutores unifilares de 1mm de secção cada espaçados numa configuração de capacitância ultra baixa)
  • Interligações Stereo: Klotz Professional Audio + Neutrik RCA
Convido ao visionamento deste video onde Carlos Santana, numa excelente re-edição pela Mobile Fidelity do seu primeiro album, faz uma demonstração do sistema em acção. Apesar da fraca qualidade da camera e da sua manifesta incapacidade para demonstrar o som que realmente se ouve aqui, sempre dá para entreter os sentidos:



E este é o sistema principal, nesta altura do "campeonato". Nota-se a ausência de uma fonte digital... tinha um fantástico Linn Ikemi (CD) que foi vendido há poucos meses, como resultado de uma opção estratégica pelo analógico. No entanto, para os momentos "digitais", uso um DVD Denon 2910 para essas tarefas, a que agora dou quase nenhuma importância.  Também pode ver-se ali o AV receiver que uso para filmes (Yamha RX-V1500) e uma coluna central Wharfedale CS usada com o mesmo fim.

O P3/24 é o meu primeiro gira-discos, e dada a evolução da minha relação com o Vinil (que tem apenas cerca de 6 meses), pode estar na calha um upgrade que eleve a qualidade da fonte ao mesmo nível da qualidade dos restantes componentes. Mais sobre isso... brevemente...

(entretanto já fiz upgrade para o Rega P9 - ver aqui)

Espero que gostem! Boas músicas para afastar a ressaca é o que desejo nesta noite a todos os viciaudios!


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

2 comentários:

  1. Em relação ao som que se obtem de leitores de CD, há aqui um trabalho interessante, que me levou a tirar um leitor antigo do armazem.

    http://www.lampizator.eu/LAMPIZATOR/Lampizator.html

    Carlos Jorge

    ResponderEliminar
  2. Afinal o link que falo já estava nas referências. Parabéns por ter aqui umas páginas interessantíssimas.

    Carlos Jorge

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.