domingo, 14 de novembro de 2010

Ultimate Audio - Nova loja mantém a chama "high end" bem acesa...


Como é sabido depois do convite que o ViciAudio e seus visitantes receberam há dias, a Ultimate Audio inaugurou no passado Sábado a sua primeira loja, em Lisboa. Este episódio poderia passar mais ou menos despercebido, não fossem três factores que lhe deram um destaque redobrado. Primeiro, a boa gestão e a forma saudável como a Ultimate, pela mão dos seus mentores, promoveram e divulgaram o evento, não só agora mas ao longo da sua existência e presença em eventos de audio onde souberam criar (e merecer) uma reputação de excelência e de qualidade que em momentos como este tem retorno. Segundo, porque a actividade da empresa até agora, e também nesta loja, apresenta-se vocacionada claramente para um segmento de mercado "high end", ou seja mais exclusivo e abastado, o que em tempo de crise acaba sempre por ter maior impacto mediático. E terceiro, porque o aparecimento deste novo espaço contrasta com uma tendência oposta no mercado do Audio... onde temos assistido ao desaparecimento de algumas lojas e/ou distribuidores que, alguns, até partilhavam muito do conceito e das qualidades da Ultimate.


Foram muitos os que compareceram neste dia de inauguração da loja, cujo espaço se  apresenta com óbvio bom gosto, alguma sobriedade, e acústicamente de alta qualidade e desempenho ao nível do melhor que se encontra em Portugal. Salas bem preparadas e dimensionadas (com a colaboração de Marcelo Tavares da Audio Designer), onde os sistemas podem mostrar todo o seu potencial de uma forma consistente e que não se deixam intimidar pelas características acústicas do espaço. Vai seguramente tornar-se num local de "romaria" para ouvir sistemas de culto, exigentes para as carteiras e para as salas de audição. A simpatia da casa acompanha a atracção que o "menu" exerce sobre os visitantes e audiófilos.



Para mim o maior atractivo do dia foi a possibilidade de ouvir, pela primeira vez, as famosas Kef Muon. A lista de material em demonstração pode encontrar-se clicando aqui, mas sobre as Muon em particular devo dizer que não lhes podemos ficar indiferentes, pela estética e pelas dimensões, e claro pela qualidade do som que reproduzem, que me pareceu muito focado na gama média (bastante viva e destacada) como forma de obter bom desempenho. Evidenciando uma resolução muito alta, que permite recriar um palco bastante realista à frente do ouvinte, as Muon são uma força controlada que sabe bem onde está a música (lá na gama média que tão bem reproduzem). Sem meter o pé fora da cerca, cumprindo as suas obrigações... as Muon não desiludiram, mas talvez porque levava grandes expectativas, não espantaram mais do que outros "pesos pesados" ouvidos recentemente. Quando o programa musical apostou em música Clássica, coros, orquestra, ou ainda sonoridades mais "vintage" de Jazz por exemplo, as Muon brilhavam (literalmente) no seu ambiente preferido, e foram capazes de emocionar, até mesmo de arrepiar!

"Take Me To Your Leader..." - As colunas Ascendo olham, curiosas, os visitantes da Ultimate...



No espaço que dedicaram ao "Cinema em Casa", ouvi muita e boa música escolhida pelo Rui Calado... ouvi, e não só, também vi e senti! Fui verdadeiramente massajado pelo Jeff Beck e pelo Antonio Forcione... enfim, por todos os que ali quiseram demonstrar o poder e visceralidade das suas baterias, ou o puro "slam" da sua percussão... ou ainda, o mais elástico e enérgico dedilhar das suas cordas... A fazer lembrar certas características de outros espaços como o fantástico sistema e estúdio do Ganho do Som, nesta sala os ouvintes podiam sentir no corpinho, bem no meio do estômago, toda a música e todas as vibrações que cada instrumento transmite, como consequência do imponente subwoofer da SVS e das sempre impressionantes (e pneumáticas) colunas TAD Reference One, sem dúvida sérias candidatas a melhores colunas de som existentes hoje. Uma demonstração que vai ficar na memória, não só pela força do sistema, mas também pela sua pura musicalidade e alta resolução. As TAD não enganam...

Havia outros espaços, outros sistemas, outras pessoas e histórias para contar... mas, não tenho mais tempo. O que posso é recomendar que passem pela Ultimate Audio, se calhar ainda a tempo de ouvir estes mesmos sistemas. A chama do "high end" está em boas mãos, um grande abraço e desejos de muito sucesso à Ultimate e à sua equipa.



www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.