sábado, 3 de dezembro de 2011

A rodar: The Stone Roses - Silvertone 2xLP @45rpm


Em Outubro de 2011 rebentou a notícia que confirmava os rumores dos últimos meses (ou anos): os Stone Roses estão de volta! Na calha está uma Tour "Mundial" e até há relatos de que possam estar a trabalhar num novo album de originais! São excelentes notícias pois o Mundo está a precisar de uma lufada de ar fresco, novamente através do génio criativo do grupo composto por Ian Brown, John Squire, Gary "Mani" Mounfield e Alan "Reni" Wren. Manchester is back!



Como ainda não há qualquer indicação de que possam vir actuar em Portugal (o que seria fabuloso em 2012 para juntar aos Radiohead e aos Explosions In The Sky que estarão em Lisboa e Porto respectivamente), teremos de nos contentar com os seus discos, como aliás tem sido a única alternativa nos 17 anos que passaram desde o último album da banda (Second Coming 1994) e o desmembramento que se seguiu...




Não há melhor opção para ouvir a música e apreciar o "artwork" espectacular do que os LP's, de preferência as edições originais. Entre LP's, EP's e Singles variados, são fundamentais os dois primeiros albums "Stone Roses" de 1989 e "Second Coming" de 1994, bem como a compilação "The Complete Stone Roses" de 1995, mas neste artigo falarei mais sobre o album de estreia. "The Stone Roses" foi reeditado em 2009 para celebrar os seus 20 Anos através do lançamento de uma enorme e belíssima caixa com o LP remasterizado (infelizmente a partir de uma fonte digital) bem como CD's, DVD's e muitos outros extras.




Além desta versão de aniversário (que também está disponível numa caixa mais pequena sem os LP's), o primeiro album pode encontrar-se em vinyl com três versões diferentes: a primeira de 1989 com um LP a 33rpm, a segunda que provavelmente entrou no mercado em 1990 com um LP a 33rpm (que difere da primeira apenas porque não tem as letras em relevo na capa), e finalmente uma terceira edição "especial" limitada e numerada de 1991 com dois LP's a 45rpm que oferecia uma sonoridade mais detalhada, com maior impacto e separação de intrumentos.



Em CD existem pelo menos 3 masterizações distintas, a original de 1989, outra de 2008 específica de uma edição em CD "SHM" japonesa e a do 20º Aniversário. Eu pessoalmente recomendo o LP e o CD originais para ouvir este album fabuloso com a melhor qualidade possível já que o LP de 2009 utiliza uma fonte digital e os CD's mais recentes não acrescentam nada de útil (ou saudável) ao CD original, excepto claro a longa lista de faixas extra (algumas demos inéditas) que podem ser ouvidas na edição de Aniversário.



Os Stone Roses declararam em 1989 que se iriam tornar na melhor banda do Mundo. A frase de Ian Brown "We're the most important group in the world, because we've got the best songs and we haven't even begun to show our potential yet." gerou muita polémica e até algum sarcasmo, mas depois de tantos anos olhamos para ela de uma forma diferente... muito mais real. Agora provavelmente já vão tarde, mas mesmo assim a perspectiva de um novo album deixa água na boca!


Stone Roses (self titled debut album)
Silvertone ORE ZLP 502 (1989/1991) Made in EU
Limited & Numbered Edition 2xLP @45rpm
Matrix Side A: DFI 91 7 ORE Z LP 5 02 A
Matrix Side B: DFI 91 7 ORE Z LP 5 02 B
Barcode: 5013705901911

Para ver e ouvir em http://ViciAudio.blogspot.com


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

2 comentários: