segunda-feira, 30 de abril de 2012

A rodar: Les McCann & Eddie Harris - Swiss Movement - LP Reissue


   ("Jazz meets Soul in an act of spontaneous combustion")
 

O Quarteto de Eddie Harris e o Trio de Les Mccann participavam no Montreux Jazz Festival de 1969 na Suíça com uma reacção do público bastante calorosa, o que terá levado a que já no final do festival os dois tivessem a vontade de tocar juntos, algo que não estava planeado. O trompetista Benny Bailey, a viver na Europa há vários anos, encontrava-se também em Montreux nessa altura e foi convidado a participar neste concerto "impromptu", juntando-se assim a Leroy Vinnegar no contrabaixo e Donald Dean na bateria.


(no video em cima roda o meu LP a tocar a faixa "You Got It In Your Soulness")


Este concerto, com os ritmos "funk" apoiados na repetição de temas dançáveis e longos solos bastante inspirados de Les e Eddie, fez furor no festival e ficou registado em disco que foi chamado apropriadamente de "Swiss Movement", album que conseguiu enorme sucesso comercial e que gerou um single (Compared To What) bastante popular, tal como o disco muitas vezes referido como um dos bons exemplos do chamado "Soul Jazz". Não posso deixar de destacar "Kathleen's Theme", um tema bastante mais calmo quase uma balada em certos momentos, onde Eddie Harris integra um solo de Tenor Sax brilhante e tocante.

Não sendo propriamente um disco difícil de encontrar na sua edição original da Atlantic Records (USA), porque muitos foram produzidos e vendidos, não é apesar de tudo fácil encontrar um exemplar em condição realmente boa, com capa e disco em estado imaculado como a obra tão bem merece. Em 2010 entra em cena uma excelente reedição da Rhino Records que nos oferece um LP de 180 gramas produzido de forma 100% analógica e masterizado por Bernie Grundman a partir das Master Tapes originais, prensado na excelente fábrica da RTI nos Estados Unidos da América e que nos chega dentro de uma capa de cartão bastante robusto e rígido que replica fielmente a superfície rugosa e de acabamento quase plástico da edição original. O custo proposto é cerca de $25 USD nas principais lojas e locais de venda internacionais.


(neste video é possível ver "Compared To What" deste disco ao vivo no Festival)


Talvez pelo carácter inesperado deste concerto, a gravação sofre de alguns males crónicos, não tem nada a ver com aquelas gravações de estúdio recorrendo a técnicas apuradas e controladas de "close micing", em vez disso durante a performance é mesmo possível ouvir alguns instrumentos que, por causa do movimento dos músicos, desaparecem do palco sonoro e voltam a aparecer segundos depois, bem como uma distribuição dos intrumentos pouco habitual, mas apesar de tudo bem captados no espírito da boa representação do ambiente vivido no local durante esta actuação tão espontânea. Não é uma gravação audiófila, mas satisfaz plenamente, porque nos transporta para o Festival e especialmente porque a masterização de Bernie Grundman tem muita arte e qualidade, com muita dinâmica e sem efeitos secundário resultantes de equalização incorrecta, parece ser um "corte" bastante simples que permite ao ouvinte usufruir de um espectro de frequências equilibrado e com muita presença na sala, faz bater o pé.

Les McCann & Eddie Harris
Swiss Movement - Atlantic SD 1537 (1969)
Rhino RTI HQ-180 Reissue (2010)
Matrix Side A: RI-1537-A BG 19121.1(3)...
Matrix Side B: RI-1537-B BG 19121.2(3)...
Barcode: 081227980474
Mastered by Bernie Grundman & Pressed at RTI




Resumo da Classificação ViciAudio (Música 7/10 - Som 7/10 - Produto 7/10):
Preço médio para um packaging de excelente qualidade mas sem extras, gravação com algumas limitações, excelente masterização e prensagem, música muito boa representa bem um estilo e o ambiente no evento executada por excelentes artistas num festival de jazz mítico.

Para ver e ouvir em http://ViciAudio.blogspot.com


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.