segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Os 30 Melhores Discos do Ano 2013 para o ViciAudio (Top 30 Best Albums Of The Year 2013)


 Chegou aquela altura do ano em que elegemos a melhor música. Neste caso os melhores discos, e para ser claro os melhores discos de vinil, ou ainda mais propriamente os melhores discos de vinil ouvidos pelo ViciAudio no seu sistema. Assim não há dúvidas quanto ao âmbito da selecção apresentada... se não estiver ali na prateleira e não tiver passado pelo Rega P9 residente, não conta. Se não aparece na lista e o leitor acha que devia ter aparecido, muito provavelmente isso aconteceu porque não há tempo para ouvir tudo nem há dinheiro para comprar todos os discos... além do mais, o ano não foi passado a ouvir apenas música nova, nisso gosto muito de olhar para trás tanto como olho para a frente, e não sendo propriamente um saudosista do "meu tempo é que era" a verdade é que pelo menos 50% do que vou ouvindo foi gravado antes dos anos 90... sou mais selectivo no material "novo".



Como é normal, trata-se de um processo extremamente subjectivo e não há escolhas mais certas do que outras, especialmente quando não há grandes limites ou critérios rígidos muito definidos para uma selecção muito apurada... na verdade vale tudo e nesta lista "best of" vai uma misturada que espelha bem o meu gosto musical desinibido e que não fecha as portas a quase nada. Desde o disco mais inovador que nos surpreendeu ou nos assustou com o seu experimentalismo, até aos truques de nostalgia reformatada que por vezes nos sabem tão bem, passando pelas reinvenções de estilos ou as revelações de novas facetas artísticas de quem já não esperávamos novidade nenhuma... enfim, são muitos e variados os motivos que nos podem levar a escolher um album para fazer parte dos Melhores do Ano. Sem entrar em grandes detalhes, vou apresentar, ou melhor listar, uma selecção de 30 discos que me deram especial prazer ou que me fizeram visitar aquele lugar especial na minha alma, que me fizeram revisitar momentos do passado, ou que me levaram a viajar para destinos até então desconhecidos ajudando-me a crescer e aumentando a minha visão do Mundo... ou simplesmente porque tinham lá umas "grandas malhas" a valer que fizeram sorrir, bater o pé ou dançar!!! Por tudo isso agradeço aos artistas por continuarem a alimentar-me a alma, e aqui estão divididos em 3 grupos, os 10 melhores discos do ano 2013, seguidos dos 10 quase melhores discos do ano... e os outros 10 que também merecem destaque.



ViciAudio TOP 30 Best Albums 2013


01 - Daft Punk - Random Access Memories



02 - Arcade Fire - Reflektor



03 - James Blake - Overgrown



04 - Sigur Rós - Kveikur



05 - My Bloody Valentine - m b v



06 - Nick Cave & The Bad Seeds - Push The Sky Away



07 - Julia Holter - Loud City Song



08 - Sting - The Last Ship



09 - Boards Of Canada - Tomorrow's Harvest



10 - The Knife - Shaking The Habitual



11 - Savages - Silence Yourself
12 - The Flaming Lips - The Terror
13 - Vampire Weekend - Modern Vampires of the City
14 - Grails - Black Tar Prophecies vol's 4, 5 & 6
15 - Queens Of The Stone Age - Like Clockwork
16 - Depeche Mode - Delta Machine
17 - David Bowie - The Next Day
18 - Linda Martini - Turbo Lento
19 - Bonobo - The North Borders
20 - Yo La Tengo - Fade

21 - Steven Wilson - The Raven That Refused To Sing
22 - Atoms For Peace - Amok
23 - Goldfrapp - Tales Of Us
24 - Junip - Junip
25 - Kavinsky - Outrun
26 - Jim James - Regions of Light and Sound of God
27 - David Lynch - The Big Dream
28 - Paul McCartney - New
29 - Moby - Innocents
30 - The National - Trouble Will Find Me

Não consegui ouvir em vinil no meu sistema a tempo de entrar nesta listagem, situação a corrigir brevemente... mas não posso deixar de referir mais um porque é um album maravilhoso que facilmente estaria nos meus melhores de 2013 e muito bem colocado... o "meu 31" não oficial deste Top 30 é Bill Callahan Dream River.

Para ver e ouvir em www.viciaudio.pt   Visite também o ViciAudio no Facebook!


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

1 comentário: