segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Roger Waters Amused to Death 2LP Vinil 200 Gramas QRP - Diferenças USA / EU 2015




Esclarecimento sobre reedição 2015 Roger Waters Amused to Death 2LP Vinil 200 Gramas

Muitas pessoas têm questionado sobre as diferenças entre a reedição deste disco para o Mercado Americano e para o Mercado Europeu. O ViciAudio tem a resposta informada, factual e rigorosa para esta questão:

1- Técnicamente, existe apenas uma edição do Amused To Death 2015, no entanto com versões diferentes para o mercado Americano e Europeu, com as diferenças descritas nos pontos seguintes.

2- O número de catálogo é AAPP 468761 para a edição Europeia, e APP 468761 para a edição Americana, e o código de barras é 888750754714 para a versão Europeia, e 888430905818 para a versão Americana. As duas versões são produzidas e distribuídas em conjunto pela Analogue Productions e pela Sony Europe, como aliás amplamente anunciado e divulgado pelas duas entidades.

3- Para o mercado Americano a capa é produzida pela Stoughton Printing Co. utilizando um cartão mais espesso e sólido como aquele que normalmente é usado pelos LP’s duplos mais recentes da Analogue Productions.

4- Para o mercado Europeu, a capa usa cartão normal, mais fino do que o cartão usado na capa para o mercado Americano, trata-se de uma boa capa Gatefold com processo de fabrico normal.

5- Uma forma fácil de distinguir entre a capa da versão Europeia e a capa da versão Americana, além das diferenças de espessura, peso e rigidez, é a cor do lado interior do cartão (as "bolsas" onde entram os discos), na versão Americana tem uma cor acastanhada típica dos cartões mais grossos, enquanto na versão Europeia tem cor completamente branca típica do cartão mais fino.

As diferenças entre as versões comercializadas nesses dois mercados terminam aí, nada mais distingue uma da outra, especialmente no que é essencial: o som, origem e qualidade da prensagem!




(no video promocional da Acoustic Sounds, proprietária da Analogue Productions e da fábrica de prensagem QRP - Quality Record Pressings nos Estados Unidos da América, podem ver-se imagens da prensagem e do packaging dos discos, inclusivamente é possível ver a partir do segundo 0:45 as capas da versão Europeia - ligeiramente mais flexíveis e com interior branco - a serem preparadas nos EUA para serem enviadas para a Europa)



Sobre os discos, som e masterização desta reedição 2015:

6- Todos os discos têm a mesma fonte e mesma masterização, com o mesmo código “matrix”, rigorosamente iguais em todo o mundo.

7- Todos os discos são prensados na fábrica da Quality Record Pressings (QRP) nos USA. Não existe qualquer outra prensagem, e ao contrário de certos rumores, não existe nenhuma prensagem europeia desta reedição.

8- Todos os discos têm, necessariamente, rigorosamente o mesmo som, não existe nenhuma versão desta reedição com melhor ou pior som, só existe uma (e com excelente som).


Resumindo, não há nenhuma versão melhor em termos de audio / som / prensagem, o que existe é uma diferença ao nível da capa e do cartão usado na mesma. E porquê esta diferença? Porque tem um impacto tão grande no preço de uma e outra versão?

Especulando um pouco sobre este tema, mas com base na minha experiência, penso que devido à decisão pouco habitual de fazer toda a prensagem na América, para assim conseguirem manter a qualidade igual em todo o Mundo, esta foi a solução encontrada para pouparem nos custos de fabrico das capas e, principalmente, nos custos de transporte de USA para a Europa de dezenas de milhares de unidades.

Num processo de transporte e importação de mercadorias em larga escala, uma capa de 300 gramas em vez de 400 ou 450 gramas faz uma diferença enorme nos custos finais de transporte e impostos, etc... por isso a versão comercializada na Europa é muito mais barata, apesar de ter exactamente os mesmos discos fabricados no mesmo sítio com exactamente o mesmo excelente som.


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.