segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Melhor Música de 2017... Uma selecção Vinyl Gourmet!

Alguns discos que chamaram a atenção nos lançamentos de Música Nova em Vinil LP durante 2017:



Kamasi Washington apresentou Harmony Of Difference, uma suite original de 6 movimentos, na Whitney Biennial de 2017. Este EP é a sua primeira criação musical desde The Epic, e explora as possibilidades filosóficas de uma técnica musical conhecida como 'contraponto', que Washington define como 'a arte de equilibrar semelhanças e diferenças para criar harmonia entre melodias separadas'.




Cécile McLorin Salvant, já vencedora de Grammy Award, chegou rapidamente ao topo na sua carreira, e agora recebe novo impulso com Dreams And Daggers, o seu terceiro album para a Mack Avenue Records. Co-produzido por Al Pryor e gravado ao vivo no Village Vanguard e  DiMenna Center, apresenta Cécile em diversas configurações e com acompanhamento fabuloso.




O instrumento protagonista deste seu 22º disco é o Cavaquinho e onde, pela primeira vez, Júlio Pereira toca o seu parente Madeirense – o Braguinha. Neste novo disco participam os colaboradores habituais Miguel Veras e Sandra Martins, o canadiano James Hill (ukulele), José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Pedro Jóia (viola) e Norberto Gonçalves da Cruz (bandolim).




O brilhante quinto álbum de Steven Wilson é um glorioso e dinâmico disco pop progressivo. Numa fusão de rock futurista com electrónica, ambiente espacial e guitarras poderosas, To The Bone é a homenagem de Steven Wilson aos discos pop progressivos extremamente ambiciosos da sua juventude, como Peter Gabriel So, Talk Talk Colour of Spring ou Tears For Fears Seeds of Love.




Artista Inglesa com origem no Bahrain, Yazz Ahmed está a transformar o Jazz em 2017. Com o seu trompete já trabalhou com os Radiohead e These New Puritans, experimentou com efeitos electrónicos e combinou sonoridades das suas origens para criar uma nova narrativa para o género. O seu novo album 'La Saboteuse' é uma exploração profunda das suas raízes em Inglaterra e no Bahrain.




Curta metragem e banda sonora de Floating Points, 'Reflections: Mojave Desert' é o regresso de Sam Shepherd e da sua banda numa fantástica exploração sonora debaixo do interminável céu do deserto. É a primeira de uma série de gravações planeada por Floating Points para filmagem e performance em diversas regiões do globo.




China Moses é sinónimo de sedução poderosa. O soul-jazz groove contagiante de Nightintales revela o seu melhor ao canalizar a emoção explosiva de Dinah Washington para um conjunto de temas vintage R&B com atrevimento de cabaret. Músicas mais ritmadas como 'Watch Out' e 'Running' são hinos de atitude e montras para a sua voz enorme, mas é igualmente letal na maravilhosa balada 'Whatever'.

Um brinde aos discos de música nova, em vinil, que virão durante este ano de 2018.


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.