sábado, 18 de setembro de 2010

A rodar: Hugh Masekela - Hope (Analogue Productions 45rpm 2xLP)

Desde 1993, quando saiu este album ao vivo "Hope", poucos terão sido os eventos dedicados ao audio por esse mundo fora onde não tocou pelo menos a faixa "Stimela (Coal Train)" deste famoso LP de Hugh Masekela, nascido Hugh Ramopolo Masekela na África do Sul em 1939. Essa faixa, muito utilizada para demonstrar as capacidades dinâmicas dos sistemas de som devido aos seus contrastes sonoros, crescendos poderosos e percussão que obriga a transientes rápidos e bem definidos, faz parte do imaginário colectivo da maioria dos audiófilos dos USA e da Europa.




É provável que a maioria dos interessados por estas coisas já tenha uma cópia deste disco, num dos formatos disponíveis seja em CD, SACD, ou o LP original da Triloka Records. Todos soam muito bem, abençoados por uma captação e produção sonora impares que faz jus à fantástica performance, no Blues Alley de Washington, destes temas que atravessam 50 anos de carreira do trompetista e que representam a evolução da sua própria vida como artista e como Sul Africano que viveu o Apartheid.

No entanto, a reedição que foi lançada no mercado em 2008 pelos "culpados do costume" abre a possibilidade de ouvir esta música em "alta definição" 100% analógica, pois sem as dificuldades acrescidas da conversão Analógico-Digital / Digital-Analógico, e tirando partido das melhores tecnologias de produção de vinil, nomeadamente o corte a 45rpm sobre dois discos, estes sons que tão bem conhecemos ganham uma nova vida, e beneficiam de uma transparência que nos permitem vislumbrar as "master tapes" enquanto a música sai das colunas e nos entra nos ouvidos. Mais uma vez a Analogue Productions, pela mão de Steve Hoffman e Kevin Gray, presta verdadeiro serviço a todos os audiófilos e melómanos, e oferece-nos esta versão "última" de um disco essencial, com a melhor qualidade de som possível.




No video pode ver e ouvir duas das faixas (nenhuma delas é a famosa Stimela pois quis aproveitar a oportunidade para divulgar outros temas que ilustram bem a qualidade musical de todo o disco), mas tenho pena que a captação audio da camera e a compressão audio aplicada automaticamente pelo Youtube (não esquecer de seleccionar a opção de maior resolução no video - 480p) não permitam perceber como o som é de facto maravilhoso. Recomenda-se portanto a compra do disco.... obrigatório, antes que esgote!

Hugh Masekela - Hope (1993)
Analogue Productions USA 2008 - APJ 82020
2xLP 180gr 45rpm - Mastered at Acoustech - Pressed at RTI
Matrix Side 1: AAPJ-82020-A   KG@ATM   17098.1(3)   -18109-
Matrix Side 2: AAPJ-82020-B   KG@ATM   17098.2(3)   -18109-

Para ver e ouvir em http://ViciAudio.blogspot.com


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

1 comentário:

  1. À primeira audição, mesmo através do youtube, o som é realmente poderoso e cristalino. A merecer a melhor atenção, sem dúvida.

    Cumptos.

    ResponderEliminar