É provável que a maioria dos interessados por estas coisas já tenha uma cópia deste disco, num dos formatos disponíveis seja em CD, SACD, ou o LP original da Triloka Records. Todos soam muito bem, abençoados por uma captação e produção sonora impares que faz jus à fantástica performance, no Blues Alley de Washington, destes temas que atravessam 50 anos de carreira do trompetista e que representam a evolução da sua própria vida como artista e como Sul Africano que viveu o Apartheid.
No entanto, a reedição que foi lançada no mercado em 2008 pelos "culpados do costume" abre a possibilidade de ouvir esta música em "alta definição" 100% analógica, pois sem as dificuldades acrescidas da conversão Analógico-Digital / Digital-Analógico, e tirando partido das melhores tecnologias de produção de vinil, nomeadamente o corte a 45rpm sobre dois discos, estes sons que tão bem conhecemos ganham uma nova vida, e beneficiam de uma transparência que nos permitem vislumbrar as "master tapes" enquanto a música sai das colunas e nos entra nos ouvidos. Mais uma vez a Analogue Productions, pela mão de Steve Hoffman e Kevin Gray, presta verdadeiro serviço a todos os audiófilos e melómanos, e oferece-nos esta versão "última" de um disco essencial, com a melhor qualidade de som possível.
No video pode ver e ouvir duas das faixas (nenhuma delas é a famosa Stimela pois quis aproveitar a oportunidade para divulgar outros temas que ilustram bem a qualidade musical de todo o disco), mas tenho pena que a captação audio da camera e a compressão audio aplicada automaticamente pelo Youtube (não esquecer de seleccionar a opção de maior resolução no video - 480p) não permitam perceber como o som é de facto maravilhoso. Recomenda-se portanto a compra do disco.... obrigatório, antes que esgote!
Hugh Masekela - Hope (1993)
Analogue Productions USA 2008 - APJ 82020
2xLP 180gr 45rpm - Mastered at Acoustech - Pressed at RTI
Matrix Side 1: AAPJ-82020-A KG@ATM 17098.1(3) -18109-
Matrix Side 2: AAPJ-82020-B KG@ATM 17098.2(3) -18109-
Para ver e ouvir em http://ViciAudio.blogspot.com
À primeira audição, mesmo através do youtube, o som é realmente poderoso e cristalino. A merecer a melhor atenção, sem dúvida.
ResponderEliminarCumptos.