domingo, 23 de fevereiro de 2014

A Rodar: Charles Mingus - Mingus Ah Um - ORG Original Recordings Group 2LP 45rpm

(reedição Original Recordings Group a rodar a 45rpm no meu Rega P9)

Provavelmente o ponto mais alto da carreira do "Charles Mingus Jazz Workshop" durante os anos 50, o album Mingus Ah Um gravado em Maio de 1959 nos 30th Street Studios da Columbia e lançado ainda durante esse ano foi o primeiro de Charles Mingus para esta famosa editora e é considerado um dos melhores, se não mesmo o seu melhor album. Com uma qualidade de produção de referência esta gravação apresenta micro e macro dinâmica com detalhe e energia impressionantes, um palco sonoro holográfico de grande dimensão e transientes explosivos, que transmitem de forma exemplar esta obra prima e a performance insuperável deste fabuloso grupo de músicos.


(arte da capa original de S. Neil Fujita)

Esta reedição faz-lhe plena justiça  permitindo que todas as suas qualidades sejam transmitidas com naturalidade, presença, realismo e rigor tonal a partir de um campo sonoro escuro e profundo como a superfície do vinil. Em pouco tempo vai encontrar a na sua sala os fantasmas de Mingus, Parlan, Ervin e seus pares bem como os mestres que são invocados em várias faixas do album (Lester Young, Duke Ellington, Jelly Roll Morton), fazendo ecoar esta música intemporal na alma de quem os ouve... como diz o título "Better Git It in Your Soul"!

Este LP duplo a 45rpm vem numa capa de abertura "gatefold" com reprodução fiel da belíssima arte original e produzida com um cartão grosso e sólido que é um prazer para os olhos e ao toque, trata-se de uma edição limitada e numerada prensada na RTI dos Estados Unidos da América e superiormente masterizada a partir da Master Tape Original por Bernie Grundman cuja mestria técnica, vasta experiência e bom gosto são garantia de que estamos a ouvir o melhor som possível.


(Charles Mingus, New York 1959 - Columbia 30th Street Studios - Foto de Don Hunstein)

 Para esta avaliação fiz uma comparação aprofundada desta nova reedição com a edição em vinil 200gr/33rpm de 1995 também masterizada por Bernie Grundman para a defunta Classic Records e descobri que a nova masterização soa marginalmente mais brilhante (provavelmente mais como a Master Tape Original realmente soa), mas a resposta de transientes melhorada, grave mais controlado e focado e a maior gama dinâmica contribuem de forma decisiva para uma fidelidade superior da experiência e apresentação sonora em geral. Um dos aspectos onde se nota mais esta superioridade da nova edição ORG 45rpm está na forma como podemos ouvir e sentir o contrabaixo de Mingus com muito maior resolução e controlo, agora ouvem-se as cordas do instrumento de forma clara quando anteriormente o som tinha algum efeito de ressonância e estava difuso no espaço de audição. Atribuo esta evolução não só ao facto desta nova versão ser cortada a 45rpm com vantagens técnicas conhecidas ao nível da resolução e rapidez de transientes, mas também porque Bernie Grundman renovou completamente e melhorou a sua cadeia de masterização analógica no tempo que passou entre as duas versões, resultando num incremento notável da transparência.

Uma verdadeira pérola audiófila, este é o tipo de edição em vinil que responde a todas as dúvidas, e que faz com que tudo valha a pena. Pela música, pela performance, e por esta reedição absolutamente perfeita, Mingus Ah Um é um album indispensável em qualquer colecção e uma adição óbvia à lista Vinyl Gourmet TOP 100 Audiófilo.


(música e som combinam-se para uma experiência audiófila memorável)


Classificação ViciAudio: Música (0-10): 9   Som (0-10): 9   Produto / Valor (0-10): 10


Charles Mingus "Mingus Ah Um" (editado originalmente em 1959)
ORG Original Recordings Group (reedição de 2012)
Made in USA 45rpm 180gr Vinyl prensagem RTI
Edição Limitada e Numerada - Masterização de Bernie Grundman
Número de Catálogo: ORG 130 (CS 8171)
Matrix Lado A: ORG 130-A45   Bernie Grundman   20400.1(3)
Matrix Lado B: ORG 130-B45   Bernie Grundman   20400.2(3)

Para ver e ouvir em www.viciaudio.pt   Visite também o ViciAudio no Facebook!


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.