sexta-feira, 30 de abril de 2010

A rodar: Bill Evans Riverside Recordings (Analogue Productions 22xLP Box)



Poucas vezes encontramos uma união tão forte entre qualidade da música e qualidade do som como nesta fabulosa e imperdível edição de Bill Evans Riverside Recordings com que a Analogue Productions nos presenteou. São onze albums, todos os que gravou para a Riverside como líder e também o album que gravou com Cannonball Adderley, que apesar de não ter sido editado com o seu nome é quase universalmente considerado como uma das "suas" obras e onde a sua influência foi enorme.

Masterização de sonho, a partir das master tapes originais levada a cabo pela "dream team" Steve Hoffman e Kevin Gray (mentores da label audiófila Analogue Productions que faz parte da Acoustic Sounds nos Estados Unidos da América), com equipamento de topo, preparado e afinado para masterização e corte 100% analógicos na AcousTech. A prensagem dos onze albums em 22 LP's de 45rpm foi tratada pela fábrica da Pallas na Alemanha com os mais altos padrões de qualidade, vinil virgem de 180 gramas absolutamente silencioso.

Para terminar em beleza, cada album é apresentado numa réplica da capa original, e o conjunto que inclui um livrete de grandes dimensões com 18 páginas recheadas de belas fotos e texto sobre Bill Evans e os seu conjuntos em Trio, Quarteto e Quinteto, vem dentro de uma caixa rígida com acabamentos de excelente qualidade que promete ser um ponto de destaque em qualquer colecção de vinil que se preze. Verdadeiro objecto de desejo... mas não só para contemplar!

(no video podemos ouvir Sunday At The Village Vanguard... o Trio no seu melhor)

Sobre a qualidade de som, só posso dizer que fiquei verdadeiramente apaixonado desde o primeiro contacto da agulha com o disco, que me fez imediatamente esquecer algumas versões em CD destes albums que eu pensava que eram muito boas... até agora. O som orgânico, timbre correcto, presença, dinâmica e detalhe destes LP's "cut @ 45rpm" é insuperável e permite realmente ouvir a música como se estivéssemos perante os artistas no estúdio ou no palco... uma experiência fantástica, já que estamos a falar de música sublime e intemporal, fruto do génio calmo e sedutor de Bill Evans, em conjunto com vários outros músicos que o acompanharam, com destaque para nomes maiores como Scott LaFaro, Paul Motian, Freddie Hubbard e Jim Hall... entre outros.

Os albums incluídos nesta edição são: New Jazz Conceptions (1956), Everybody Digs Bill Evans (1958), Portrait In Jazz (1959), Explorations (1961), Sunday At The Village Vanguard (1961), Waltz For Debby (1961), Moon Beams (1962), Know What I Mean? (1961), Interplay (1962), How My Heart Sings! (1962) e At Shelly's Manne-Hole (1963).



Onze trabalhos magníficos, produzidos com amor e excelência técnica, numa caixa de colecção limitada a 1500 unidades em todo o mundo, que pode ser adquirida por $599 USD nos Estados Unidos da América, ou em algumas lojas online Europeias (ver links na barra do lado esquerdo) normalmente um pouco mais caro, ou ainda em boas lojas portuguesas que disponibilizam edições desta e outras labels audiófilas, como a www.VinylGourmet.com. Mas tem de ser rápido... as 1500 unidades não vão durar muito e rapidamente vão aparecer no mercado de usados por valores bem mais altos!


Para ver e ouvir em http://ViciAudio.blogspot.com


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

3 comentários:

  1. Mais uma vez o bom gosto impera! Já agora pode dizer-me se encomenda directamente da loja acoustic sounds, e se sim como efectua o pagamento? É que tenho feiro as encomendas por uma discoteca local, com grande demora e por vezes com os itens esgotados...Obrigado , carlos

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    eu compro muitos discos no estrangeiro, por uma questão de comodidade, posso procurar online, encomendar e pagar online, e os discos vêm aqui parar à porta. A maior parte compro através do Ebay (Americano, Inglês ou mesmo Alemão), mas também compro algumas edições na Elusivedisc.com e na Acousticsounds.com, como por exemplo esta caixa de Bill Evans que comprei na Elusivedisc por ter disponibilidade imediata e portes de envio mais baratos. O pagamento faz-se por cartão de crédito (nestas lojas que referi) ou por Paypal.com se forem lojas do Ebay, especialmente agora que o Paypal é propriedade do Ebay. Nos links aqui do lado esquerdo no ViciAudio há uma secção com lojas estrangeiras onde aparecem algumas das que conheço e recomendo.

    Também já tenho comprado alguns discos em Portugal, especialmente na Audioteam.pt onde costumam ter muito stock da Analogue Productions, Mobile Fidelity, Speakers Corner, etc... os preços estão mais ou menos em linha com o praticado na Europa, e como não se pagam portes de envio, e se for caso disso com um desconto feito aos bons clientes da casa, os preços até podem tornar-se bem mais baixos do que aquilo que vou encontrando em Inglaterra ou na Alemanha. Claro que neste caso é preciso algum tempo disponível para ir lá comprar os discos... eu infelizmente não consigo ir lá muitas vezes, mas quando vou é sempre um prazer e acabo por passar lá imenso tempo a conversar e a ouvir música :)

    O material nos Estados Unidos da America é de facto bem mais barato, tirando partido do valor do Euro sobre o Dollar, mas em algumas situações os valores de portes e as alfândegas podem tornar os discos demasiado caros.

    Com a Elusivedisc tenho tido boas experiências, discos isolados, ou dois a dois, têm passado sem quaisquer taxas na alfândega, e a forma como eles empacotam os discos é excelente, sem quaisquer riscos de danificar, até hoje já recebi dezenas de discos deles e todos absolutamente impecáveis.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado e continue com o seu bom gosto; os seus conhecimentos tem ajudado a minha incursão no mundo do analógico

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.