sexta-feira, 23 de julho de 2010

NoticiAudio: Miles Davis Bitches Brew 40th Anniversary Collector's Edition



Depois da edição de coleccionador comemorativa dos 50 anos do album Kind Of Blue (1959/2009), a Sony decidiu apostar nesse formato especial e prepara o lançamento de uma edição equivalente para outro clássico de Miles Davis, agora do seu "Período Eléctrico". Bitches Brew 40th Anniversary Collector's Edition (1970/2010) será colocado à venda a partir de 14 de Setembro e tal como na caixa do Kind Of Blue será uma edição recheada de extras e com uma produção técnica muito cuidada.

São dois CD's com o programa musical original (*ler nota), um terceiro CD com uma performance inédita (Tanglewood, Agosto 1970, com Keith Jarrett, Chick Corea, Dave Holland, Jack DeJohnette, Airto Moreira e Gary Barts), e um DVD com um concerto ao vivo (Copenhaga, Novembro 1969, com Wayne Shorter, Corea, Holland e DeJohnette). Tudo acompanhado por um livro de tamanho equivalente a um LP com 52 páginas de história, ensaios, memos, photos e "artwork" alusivos a esta obra prima do Jazz.


Guardei o melhor para o fim... na caixa vem também uma reedição do duplo vinil de Bitches Brew, novamente masterizado a partir das "master tapes" originais, numa produção 100% analógica, por Greg Calbi nos estúdios da Sterling Sound (que também já tinha masterizado a edição de aniversário de Kind Of Blue com excelentes resultados). A não perder!

Para ver e ouvir em http://ViciAudio.blogspot.com

* Depois de alguma ansiosa espera os primeiros reports online confirmam que esta caixa utiliza o mix original (Teo Macero / Miles Davis) de 1970 remasterizado para vinyl a partir da master tape original por Greg Calbi e Mark Wilder, "cut" por Ray Janos na Sterling Sound (New York). Mas, para o CD foi usado o remix de 1998 realizado por Mark Wilder, aparentemente remasterizado pelo próprio e por Maria Triana para esta edição. Assim sendo, estamos perante uma curiosa, e de certa forma inédita, edição "híbrida" que associa cada abordagem (mix original e remix) à tecnologia que reinava aquando da sua realização. Remix de 1998 para o CD, mix de 1970 para o vinyl... é uma escolha interessante, mas muitos fans ficaram decepcionados porque o mix original em CD é raro e esta seria uma boa oportunidade para o conseguirem obter...

Link interessantes:
http://web.me.com/ericjooris/Bitches_Brew_Remixes_Comparison/home.html
http://www.shadowhillway.net/bbfx/


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

3 comentários:

  1. Tenho duas bobinas de "audio Mastering Tape, 1/4 X 1200, 6.3mmX365m,
    7' REEL, 178mm
    1.5 MIL POLYESTER
    Gostaria de passar tudo o que lá está gravado para um CD, é possível? Onde?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    não sei onde e como poderá encontrar esse tipo de serviço, mas posso sugerir que contacte estúdios de gravação ou de masterização existentes no mercado, onde será mais provável encontrar pessoas e equipamento capazes de o ajudar.

    Boa sorte :)
    Sérgio

    ResponderEliminar
  3. Experimente contactar Rui Pinho (da Megaudio) que provavelmente conseguirá ajudar ou encaminhar.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.