Quando alguém pergunta porque é que o vinil LP soa melhor nesta era das gravações digitais... os discos "falam" por si. Um dos melhores exemplos é o recente novo album de Roger Waters, Is This The Life We Really Want (2017).
Os dois waveforms da imagem mostram a representação gráfica da dinâmica do som da faixa Smell The Roses, desse disco.
Primeiro o LP com bom som e dinâmica natural na waveform de cima.
Depois o ficheiro HD 24 bits com mau som e muita compressão na waveform de baixo.
Escusado será dizer que a edição 2LP em vinil (DR11) soa muitíssimo melhor do que as edições digitais do album, com maior resolução, som mais natural e muito mais dinâmica. O CD (e o ficheiro HD com a mesma waveform DR7) simplesmente dá dor de cabeça com a amálgama de sons numa espécie de muro sonoro intransponível onde tudo toca alto sem diferenciação, sem qualquer naturalidade dos transientes.
Em maior ou menor escala, isto acontece com uma grande parte da música editada hoje em dia. O vinil vai salvando o som da música que se vai fazendo... nos últimos 15 anos têm sido imensos os casos de música nova que têm a sua melhor versão audio disponível no formato vinil LP.
Excelente.
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