sábado, 24 de outubro de 2009

A rodar: Porcupine Tree - Signify (1996 2xLP Edição Original)


Porcupine Tree (PT) é um grupo criado por Steven Wilson com uma sonoridade do tipo ambiental / progressivo (embora tenha passado por vários géneros e estilos ao longo de uma já extensa discografia, como o metal ou o rock psicadélico, é extremamente difícil classificar PT). Hoje ouvi Signify, na sua versão original em vinil e que, sem surpresa, soa muito bem e melhor que as edições em CD. Destas digitais, há uma edição original que tem um som de boa qualidade e que não merece grandes reparos mas que mesmo assim é inferior ao vinil original, e além dessa há uma edição mais recente remasterizada com 2 CD's e que é de fugir, cuidado para não rebentar os ouvidos com a compressão dinâmica que lhe aplicaram! Existe outra edição em vinil, com som remasterizado, mas que nunca tive oportunidade de ouvir. Aqui pode ver e ouvir um pouco do som que esta edição em vinil original pode proporcionar. O som é cheio e dinâmico, com uma gama baixa poderosa mas por vezes pouco detalhada, gama média natural e aqueles agudos com decays correctos que só conheço no vinil, e embora a prensagem não seja perfeita, com algum ruído de fundo, está a um nível muito aceitável e consegue apresentar um detalhe e recorte muito interessantes sem estragar a naturalidade do som.



Este LP original está oficialmente "Out Of Print" e só se encontra no mercado de usados (normalmente no Ebay) e os preços não são baratos... o LP remasterizado que saiu mais recentemente poderá ser uma alternativa válida, mas nunca ouvi não posso recomendar, além de ficar sempre desconfiado com as remasterizações actuais que raramente são boas. Pior ainda, o LP remasterizado é também ele bastante raro, e não os tenho visto à venda em lado nenhum, por isso o risco de uma remasterização inferior associa-se a uma despesa que pode ser igual ou até maior. Mas vale a pena procurar o LP original, a música é excelente, não tem "palha" nenhuma, o trabalho técnico de qualidade vai-se misturando com puro génio e música do melhor nível que satisfaz as emoções e ao mesmo tempo demonstra o virtuosismo sempre presente nos trabalhos de Porcupine Tree.

Detalhes da edição:
Artista: Porcupine Tree / Título: Signify / Editora / Ano: Delerium 1996 / Catálogo: Delec LP 045D
MATRIX A (Deadwax) Disco 1 Lado A:
DELEC LP 045D - A1 The Brainwashed Do Not Know They Are Brainwashed A Porky Prime Cut
Código de barras: 5032966094514 / Outros: Gatefold Sleeve 2xLP 12" 33rpm (Made in England)

Não resisti a colocar mais um video em que toca a minha faixa preferida deste album:


Porcupine Tree no Wikipedia - Porcupine Tree no MySpace - Porcupine Tree no Prog Archives


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

2 comentários:

  1. Ora aqui está uma excelente iniciativa PARABÉNS pelo blog, o post dos P.T não podia ser melhor, grande banda, grande som.

    Já agora onde adquiriu esse vinil?

    Um abraço do Culto do Vinil

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela visita e pelo simpático comentário :)

    Este LP foi comprado através do Ebay. Custou-me os olhos da cara... mas a música é muito boa e tem um belo som.

    Um abraço deste "viciaudio" sem recuperação à vista!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.