segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Perdidos e Achaudios: ... no teu tempo tudo era iLiMiTaDo...


Descobri Boards Of Canada (BOC) há pouco mais de 6 meses, e fiquei imediatamente apreciador do género, música electrónica com alma, simples e evocativa de uma certa infância, por vezes experimentalista e minimalista, outras mais "mainstream" como em Dayvan Cowboy que se pode ouvir no video. Vale a pena explorar a sua discografia e flutuar na sua música.... quem sabe se para voltar a algum lugar distante. Sem limites.

http://www.boardsofcanada.com/   http://en.wikipedia.org/wiki/Boards_of_Canada
http://www.myspace.com/abeautifulplace   http://bocpages.org/wiki/About
http://warp.net/records/boards-of-canada   http://www.twoism.org/forum/index.php

http://ViciAudio.blogspot.com


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

4 comentários:

  1. Boa tarde,

    Cheguei aqui através duma roda viva pela blogosfera e apreciei muito o seu blog.
    Já agora, até aproveitava para pedir um conselho a alguém que parece ser muito mais entendido em alta-fidelidade do que eu (sou apenas um curioso).
    Devido a “presões” de alguns amigos estou a ponderar a hipótese de me desfazer das minhas Celestion 5 com 20 anos que muitas alegrias me deram(dão). Recentemente, devido aos anos (não há hi-fi eterno), tive que substiutir os meus elementos, alguns, diga-se, de elevada “estima”, já que “cresceram” comigo (com muita pena minha o meu Nad 3225 PE pifou e o meu leitor de cd’s já se “engasgava” um bocado).
    Tendo adqurido em substituição um amp Nad 325 e leitor de cd Nad 515, pretendo agora “descobrir” qual as colunas que melhor se adaptarão e soarão com este sistema.
    De algumas hipóteses aventadas, dentro de um plafond limitado evidentemente, surgiram as Kef ~IQ3, as Monitor Audio BR2, e um pouco mais caras as B&W 686.
    O que é facto é que sinceramente, e apesar de ter sido vivamente aconselhado, até por alguns profissionais da matéria a adquirir as Monitor Audio, não consigo gostar do som. As B&W soam-me algo “estridentes” e as Kef IQ3 ficam uns bons furos abaixo.
    Será que existirá por aí no mercado alguma outra opção de qualidade a considerar para umas colunas monitoras até ao valor das B&W?
    Desde já agradeço a sua atenção e peço desculpa por algum eventual incoveniente.

    Cumptos.
    M. Mota

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    bem-vindo ao ViciAudio :)

    Vai no bom caminho, ouvindo e testando os equipamentos para escolher o que lhe soa melhor.

    Não posso oferecer-lhe mais do que alguns palpites... não estou ao corrente dos preços praticados, mas talvez exista alguma opção para esses valores de marcas como a Dali, Usher Audio ou XTZ, que mereça uma audição e ser levada em consideração.

    Não posso deixar de referir que, no segmento das colunas "mini-monitoras" (é como costumo chamar a estas colunas muito pequenas), as B&W CM1 são, na minha opinião, a melhor opção, mas o valor é um pouco mais alto... no entanto... pode valer a pena o esforço financeiro. Também gostei das Monitor Audio RX1, um pouco mais baratas. Não aprecio muito o som que costumo ouvir das colunas KEF pelo que não as recomendaria... A B&W e a Monitor Audio são marcas incontornáveis e os seus produtos são, normalmente, muito bons nas respectivas gamas de preços. Mas não deixe de ouvir outras, se lhe for possível.

    http://www.dali.dk/
    http://www.usheraudio.com/
    http://www.xtz.se

    ResponderEliminar
  3. Sérgio:

    Obrigado pelos seus comentários. Realmente o melhor é indo ouvindo o maior número possível de colunas de formsa a decidir correctamente.
    As hipóteses que menciona são certamente válidas, embora um pouco acima do plafond que tinha determinado. A Dali conheço bem e é sem dúvida uma opção a ter em conta e talvez a merecer um esforço financeiro extra que acabará por compensar. Aliás, os dinamarqueses nisto (colunas) são bons, estou a lembrar-me das Dynaudio (outro campeonato!)e até das Jamo que penso também serem dinamarquesas, ou pelo menos desenhadas por eles.
    É claro que havendo disponibilidade financeira bom material não faltará.
    Umas colunas que me encheram as medidas (neste caso os ouvidos) foram as checas Xavian XN125, do melhor que tenho ouvido, simplesmente maravilhosas! Só que aqui o preço é um (grande) obstáculo.

    Cumptos.
    M. Mota.

    ResponderEliminar
  4. Não conheço os preços exactos em Portugal (de PVP ou preço real), mas creio que as Dali Lektor devem andar por valores semelhantes ao das 686. Em inglaterra acho que custam o mesmo.

    Já agora as 686 têm um PVP de 450 euros (penso eu), o que não deve ser muito diferente das Monitor Audio RX1 (pvp 550 euros acho eu). Definitivamente, por mais 100 euros, pode valer a pena, as RX1 são uma boa opção quando o orçamento não chega para umas B&W CM1.

    Se o orçamento estiver de facto limitado aos 450 euros, então duvido que encontre algo melhor que as B&W 686, ou que as Dali Lektor se o preço estiver nestes valores. Se o orçamento puder esticar mais, então as opções começam a ser outras...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.