quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A rodar: ... é sempre Round Midnight (Herbie Hancock - Dexter Gordon)

(Round Midnight LP, CD e DVD acompanhado por The Other Side Of Round Midnight em LP e CD)

Em meados dos anos 80, teria eu os meus doze ou treze anos, vi no cinema o filme Round Midnight realizado por Bertrand Tavernier. Fiquei fascinado com a música, com a atmosfera, com o som e a presença do Saxofone... com os actores/músicos que nele participam, nomes como Dexter Gordon, Herbie Hancock, Freddie Hubbard, Bobby Hutcherson, John McLaughlin, Wayne Shorter, Ron Carter, Tony Williams, e muitos outros que tocaram a música ao vivo durante o filme, num exercício arriscado e inédito que foi muito bem sucedido (valeu um Oscar de melhor banda sonora)... também me impressionou a figura envelhecida de Dexter Gordon, num desempenho brilhante que lhe mereceu uma nomeação para o Oscar de melhor actor principal... acabaria por falecer quatro anos mais tarde, teve um papel determinante como actor e como músico que viveu realmente parte da história do filme e contribuiu com as suas ideias e correcções ao guião.




Já vi o filme várias vezes desde então, e a banda sonora roda cá em casa com muita frequência. A música soa um pouco a uma versão modernizada do estilo bebop, alternando entre "jazz standards" e originais compostos especialmente para o filme por Herbie Hancock, e leva-nos numa viagem emocional por vezes festiva mas quase sempre melancólica como o próprio filme. Conta ainda com belíssimas participações de Chet Baker e Bobby McFerrin (não entram no filme como actores). Curiosamente foi editada em dois discos separados, primeiro Round Midnight Original Motion Picture Soundtrack sob direcção de Herbie Hancock, e mais tarde o The Other Side Of Round Midnight atribuído a Dexter Gordon que completa a banda sonora com as músicas do filme que não apareciam no primeiro disco. Recomendo os LP's para uma melhor experiência sonora, mas os CD's das primeiras edições de 1986 são bastante bons com uma sonoridade natural e sem os "tiques" das masterizações modernas, sendo apenas de evitar o CD remasterizado de Round Midnight que se encontra actualmente à venda, não porque seja especialmente mau, mas porque é ligeiramente inferior ao CD original dos anos 80 (notei alguma equalização estranha).

Agora, a começar os anos 00, com os meus 35 anos, comprei um saxophone tenor e inscrevi-me numa escola de Jazz (JB Jazz). Esta ideia esteve uns anos em lume brando... mas não podemos parar o que vem lá de dentro, pois não?

Para ver e ouvir em http://ViciAudio.blogspot.com


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

1 comentário:

  1. Martin Scorsese também entra no filme hehehehehe praticamente "as himself" :)

    http://www.youtube.com/watch?v=Ck3VB3itpGg

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.