Com uma lista de Hardware nada espalhafatosa, utilizando material quase todo ele de custo "terreno", a sala da Transom conseguiu fazer-me ouvir música de uma forma que superou todas as outras, em primeiro lugar porque a música tocava mais do que o som, e em segundo lugar porque nunca dei por mim a pensar: "Ok, isto toca bem, mas custa um balúrdio, é um sistema inacessível à maioria dos mortais!", o que aconteceu noutras salas...

O Xtension, com braço de 12", é provavelmente um grande responsável pelo bom som deste sistema. Com uma presença imponente e estável, e a segurança adicional providenciada pelo braço Ortofon de 12" permitindo menores variações de ataque/ângulo da célula relativamente a um braço de menores dimensões, o Pro-Ject fez-se ouvir sempre com muito detalhe e ritmo, com um fundo silencioso e dinâmica bastante para encher a sala, ao que a Ortofon Kontrapunkt não será alheia. O som pareceu-me sempre muito fluído e integrado, com as características habituais do Vinil elevadas a um nível um pouco inesperado para um sistema deste valor. As Focal, ao contrário do que tinha ouvido antes, estavam com um som mais aberto, vivo e dinâmico, contrastando com o som apagado e "sem sal" a que me tinham habituado noutras audições de modelos da marca. Graves tensos e informativos quanto baste, gama média com o destaque certo e tímbricamente correcta, acompanhado de uns agudos equilibrados, formando uma unidade coesa muito musical e agradável. Se calhar dão-se bem com o som puro do Vinil... ou então gostam de amplificadores com alto "Damping Factor" como os Nuforce... amplificadores que já me surpreenderam muitas vezes (não esqueço a forma como noutro evento domesticaram umas B&W 802D) pela sua capacidade e controlo, e que mais uma vez não deixaram ficar mal quem por ali passou, apesar de continuar a achar que para o seu custo há propostas com uma dinâmica superior e com maior presença nos extremos do espectro de frequências. Mas, a Transom está neste momento a fazer um preço promocional extremamente apelativo em todos os produtos Nuforce em stock, o que os torna praticamente imbatíveis, equilibrando a sua performance com o custo final (os interessados deverão contactar a Transom para mais detalhes, vale a pena!).
Escolhi esta sala como "Melhor Sala do Show" porque foi lá que tive maior prazer a ouvir música, e nunca fui confrontado com nenhuma aberração sónica ou nenhum elemento em destaque capaz de me distrair da fruição musical. Se é verdade que terei ouvido melhor "som", em termos absolutos, noutras salas (nomeadamente a sala da Ultimate Audio, mais sobre ela noutro post), também é verdade que nessas salas a qualidade era mais intrusiva, de uma forma capaz de distrair e diminuir a sensação de harmonia e integração total com a música... além do mais, todos os sistemas capazes de soar tão bem como o da Transom custavam muito mais, por vezes ridiculamente mais. Ora, como isto não é de borla, e eu não sou rico, não posso deixar de levar em conta esta relação preço/qualidade, o que também pesou na minha escolha.
Já não é a primeira vez que escolho a Transom como "Melhor Sala do Show"... já noutros eventos, nomeadamente do Forum HiFi (HDMC) em que esta empresa apresentou sistemas relativamente modestos, conseguiram a mesma proeza... Recentemente fizeram-no com um amplificador Classé e uma colunas B&W 805s... eu tanto gostei, que fiz dele o meu sistema actual.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.