quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Perdidos e Achaudios: ... Wise Up & Shine On You Crazy Júlio!



Gosto muito da música e do estilo do Júlio Resende. Em entrevista (ouvi uma longa e interessante na Rádio Europa / Lisboa) costuma falar de Keith Jarrett como a sua maior referência, o que sem dúvida é uma verdade incontornável, mas os meus ouvidos menos treinados ouvem ali muito Thelonious Monk na forma aparentemente simples, de rigor "matemático", com que faz os seus "dribles" melódicos... aquelas fintas de que desconfiamos por serem demasiado directas, mas que afinal são mesmo bem sucedidas, e muito mais complexas do que aparentavam. Cada disco seu (até agora dois como "leader" pela label Clean Feed) é uma verdadeira goleada musical que vale a pena ouvir e divulgar.

No primeiro album "Da Alma" (Clean Feed 2007), presenteou-nos com esta fantástica cover do popular "Wise Up" de Aimee Mann, onde não só o piano dá uma nova luz ao tema que revela inúmeros recantos ofuscados pela sonoridade mais "pop" do original, mas onde gostei especialmente da voz do saxofone de Alexandra Grimal... (um dia vou aprender a tocar saxofone) ... gosto de todas as faixas do disco, algumas porventura mais aventurosas e originais, mas esta parece sempre criar um silêncio mais intenso à sua volta.


No segundo disco "Assim Falava Jazzatustra" (Clean Feed 2009), o Júlio Resende faz uma maldade... como "pedra de arremesso" foi buscar um daqueles temas que nos acompanharam a adolescência, e que estão enraízados de uma forma quase "mística" no nosso imaginário colectivo. Shine On You Crazy Diamond, dos gigantes Pink Floyd, aqui numa interpretação mais íntima, ou solitária talvez, a dar todo o destaque e relevo que estes "sons" tiveram para os que pertencem a esta geração, a solo e aqui sim, bastante Jarrett... mas principalmente muito Júlio. O tema é relativamente longo, e passa por momentos de diversão e improvisação muito bem conseguidos, mas também inesperados momentos em que se cria uma atmosfera muito semelhante ao que ouvimos em obras clássicas de ilustres desconhecidos como Wolfgang Amadeus Mozart e os seus concertos para piano... excelente!


Para ver e ouvir em http://ViciAudio.blogspot.com


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.